terça-feira, 16 de abril de 2013

Exposição ao fumo do tabaco aumenta risco de tuberculose

A Associação Nacional de Tuberculose e Doenças Respiratórias e a Fundação Portuguesa do Pulmão alertam que a exposição ao fumo do tabaco aumenta o risco de tuberculose, uma doença que atinge cerca de duas mil pessoas por ano em Portugal.





As duas organizações realizam, esta sexta-feira, em Lisboa um encontro, com o tema "O papel da sociedade civil - Acabar com a Tuberculose na nossa geração", para domingo assinalar o Dia Mundial da Tuberculose.
No encontro será debatida "a grande doença que ainda é a tuberculose no nosso país e no mundo, associada a outras comorbilidades", disse à agência Lusa a presidente da Associação Nacional de Tuberculose e Doenças Respiratórias (ANTDR).
"O tabaco é um fator que poderá levar a um aumento da incidência da tuberculose", advertiu Maria da Conceição Gomes, adiantando que a doença é mais prevalente em pessoas com idades entre os 45 e os 54 anos, em que geralmente há um maior consumo do tabaco.
Segundo a responsável, "cerca de 50 estudos foram alvo de revisão por entidades internacionais com objetivos comuns na luta contra a tuberculose e concluiu-se que a exposição passiva ou ativa ao fumo do tabaco aumenta o risco de tuberculose.
Defendeu ainda que "para um programa de controlo da tuberculose ser ainda mais eficaz, a sociedade não pode ser indiferente às medidas para o controlo do tabagismo, daí a importância da sensibilização para a desabituação tabágica, quer nos hospitais, nos centros de diagnóstico pneumológico, nos centros de saúde, nos consultórios, quer fora do ambiente clínico".

Sem comentários:

Enviar um comentário